Últimos posts


Maio e junho prometem ser meses de grandes eventos para a comunidade desenvolvedora, respectivamente, teremos o Google I/O e o WWDC -evento para desenvolvedores iOS e aficionados Apple. Ambos são reconhecidos mundialmente pela sua repercussão e pelas novidades que trazem ao mundo tecnológico. Além dos big players citados anteriormente, realizamos uma seleção com outros eventos com enorme relevância para o mercado de desenvolvimento de software. Eventos como o Brazil JS, o FISL16, The Developers Conference e outros destacam-se pela sua significância no cenário brasileiro, como também, mundial.

WWDC – 8 a 12 de Junho de 2015

wwdc_2015

O evento anual voltado para desenvolvedores, mas que atinge praticamente todos os envoltos da tecnologia, bem como, os chamado Apple maniacos. Realizado pela Apple, a ser apresentado pelo seu CEO, Tim Cook, no palco do Mascone Center, em São Francisco, o WWDC tem o costume de trazer diversas novidades, como atualizações para o sistema iOS e OS X. Neste ano, segundo a TechTudo, a expectativa está girando em torno do anúncio dos seguintes produtos: (mais…)


Resumimos e traduzimos o que há de melhor na Stack Overflow Developers Survey 2015. Foram 26.086 respondentes, de 157 países diferentes. Dos participantes, 6.800 se identificaram como desenvolvedores full-stack, 1.900 como desenvolvedores mobile, 1.200 como desenvolvedores front-end, 2 como fazendeiros (sim, fazendeiros…) e 12.000 como algo a mais.

Stack-Overflow-Logo

A pesquisa foi dividida em 4 categorias distintas: Perfil dos desenvolvedores; Tecnologia; Trabalho; Comunidade Stack Overflow.

Confira abaixo, a seleção realizada pela TargetTrust com as melhores perguntas e respostas da pesquisa!

(mais…)


Quanto ganha um desenvolvedor/ engenheiro de software no âmbito global? Este foi o foco da pesquisa realizada pela Compass, que analisou diversas empresas tradicionais de TI, assim como, startups e profissionais freelancer.

Intitulada com o nome “How Much Should You Pay Your Engineers? (Tradução: Quanto você deve pagar a seus desenvolvedores?),” o estudo, além de revelar quais são as linguagens de programação com os melhores salários no ano de 2014 (imagem abaixo).

Tech-Salary-Guide

Também não passa despercebido por uma série de fatores que também influenciam na remuneração do profissional de TI (engenheiro de software/ desenvolvedor), como:

(mais…)


Foram aproximados 20 anos, o tempo que durou o reinado do browser mais conhecido, como também, mais odiado pela comunidade global. Ontem, dia 17/03, a Microsoft em divulgação oficial através de Chris Capossela (Head of marketing) anunciou a morte lenta do Internet Explorer.

ie-rip

Por que lenta? Pois é, por questões de compatibilidade, o Internet Explorer continuará presente na mais nova versão do Windows, o W10.

O Windows 10 terá em seu sistema operacional, dois browsers, o Internet Explorer e o Spartan project, este segundo ainda não possui um nome definitivo. Por enquanto, é conhecido como Spartan. O foco e novas funcionalidades virão no Spartan, enquanto o IE apenas existirá.

Para resumir, o Internet Explorer encontra-se em uma situação Walking Dead. Praticamente morto, mas ainda funcional.

O Internet Explorer, apesar de muitos defeitos, tinha suas qualidades… confira alguma delas aqui

(mais…)


Integrar diferentes dados e aplicações em uma empresa, e apresentá-los em uma visão unificada é uma proposta complexa.

Não só existem grandes disparidades nas tecnologias, estruturas de dados e funcionalidades da aplicação, mas também há diferenças fundamentais em arquiteturas de integração. Algumas das necessidades de integração são dados orientados, especialmente os que envolvem extensos volumes de dados. Outros projetos de integração se prestam em um Event Driven Architecture (EDA) ou de uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), para a integração assíncrona ou síncrona.

Oracle ODI (mais…)


dev-ops

Antes de tudo, é preciso esclarecer que ainda não existe uma resposta clara para está pergunta (O que é DevOps?). Existem muitas opiniões e contra opiniões sobre o tema. É uma cultura? Um Cargo? Uma metodologia? Ou apenas uma forma nova de pensar? Confira a charge aqui

Acredita-se que DevOps é um termo em constante movimento e evolução e que não deve ser muito limitado no momento. Contudo, podemos comentar sobre a temática, ferramentas e ideias que cercam o termo DevOps.

O DevOps surgiu da necessidade de melhorar a agilidade das entregas no setor de TI. O movimento DevOps foca em aperfeiçoamento da comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores de software e administradores da infra de TI. Modificando a antiga dinâmica, onde desenvolvedores e gerentes de infra eram vistos como ilhas isoladas livres de intercomunicação e cooperativismo.

Diferente, o DevOps reconhece está interdependência entre desenvolvimento de software e infra, desta forma, contribui de forma efetiva para a organização da produção de softwares e serviços de TI, aumentando expressivamente a eficiência e a rapidez. (mais…)


Tenho muitos amigos que assim como eu, tem o costume de guardar seu Gadget preferido no bolso da frente da camisa, seja ele um Android ou iOS. Dias atrás eu estava escrevendo desde cedo um novo APP e os códigos embaralharam no monitor, decido ir ao banheiro lavar o rosto e esticar um pouco, no caminho tropeço na cesta de lixo, da mesma forma que faço desde que cheguei ao setor de desenvolvimento Mobile.  Ainda me recuperando da dor no dedo abaixo para acessar a descarga e o SmartPhone pula para fora do bolso, caminho certeiro direto ao vaso. O resto do dia prometia não ser bom.

Windows Phone

No shopping durante o almoço vejo um dispositivo com um valor acessível, disponível na vitrine de uma loja dessas de operadoras de telefonia, tenho ouvido muito falar do Windows Phone. A sala do CEO é no caminho do banheiro e preciso confessar que chuto o lixo por que desvio em direção a porta com o objetivo de escutar alguma novidade pertinente.

Eles têm cochichado muito sobre a plataforma mobile da Microsoft ultimamente. Lembro que meu telefone foi para o brejo. E agora? Devo apostar no Windows Phone? Lembrei-me dos cochichos dos diretores antes de decidir: (mais…)


O HTML5 já está no mercado há aproximados 6 anos (desde 2008), mas foi ano passado que foi realmente homologado pela W3C e acabou concretizando a revolução iniciada com o seu lançamento.HTML5_jogos

A nova versão do padrão Web HTML elimina a necessidade de plugins para aplicações multimídia em navegadores. O que está causando problemas para os seus concorrentes, como o Flash. Aliás o HTML5 é conhecido, por muitos, como o flash-killer.

Com o HTML5, o mercado está passando por uma revolução, os navegadores estão se transformando em renderizadores de “softwares web” e não apenas “mostradores de páginas”.

Além de todas as novidades técnicas lançadas com o HTML5, a tecnologia trouxe outra novidade muito importante…

JOGOS! Sim, o HTML5 é a nova tendência para criação de jogos em plataformas web e mobile.

Confira abaixo, uma lista com 11 jogos incríveis criados com HTML5 que talvez você nem conhecesse! (mais…)