[VÍDEO] Como funciona a WEB?

Já parou para se perguntar como funciona a WEB? Ou seja, o que acontece quando você clica em determinado link, ou acessa um determinado website e, de repente, você começa a ver imagens, tabelas, textos, vídeos… enfim, conteúdo de todas as formas. Pois é, pode parecer simples na visão de um usuário, mas se formos por de baixo dos panos, iremos encontrar um processo um tanto complexo que irá envolver diversos atores, sendo eles: o usuário; o servidor; arquivos das mais diversas extensões; linguagem server-side (ou Back-end); e linguagem client-side (ou Front-end).

Veja também: Consultando Dados com SQL (Comando SELECT)

Texto com o escrito: Como funciona a WEB?

OK, mas como todos estes elementos se relacionam, como funciona a WEB? Neste vídeo, o instrutor da TargetTrust, Er Galvão, especialista em PHP há mais de 15 anos e desenvolvedor WEB há mais de 20 anos, irá ilustrar exatamente o que acontece na WEB enquanto estamos esperando a resposta de um clique ou acesso a um website. Veja abaixo como a WEB funciona!

Como funciona a WEB

Claro, este vídeo não é voltado a solucionar TODAS as dúvidas que temos em relação ao funcionamento da WEB, contudo, já podemos identificar algumas diferenças que muitas pessoas demoram a perceber. Como a real diferença entre o lado server-side e client-side, assim como, quais linguagens de programação estão presentes em cada instância.

[cta id=”5759″ align=”none”]

Client-side (Front-end) x Server-side (Back-end)

Por um lado, temos como exemplo, HTML, CSS e JavaScript que são linguagens client-side, responsáveis pelo lado visual, ou seja, tudo que é visível para o usuário: estilos de uma página, imagens, fontes, vídeos, textos, posicionamento dos elementos, cores, interações entre usuário e a página (ex: preenchimento de um formulário) e entre outros.

Por um outro lado, temos as linguagens server-side (ou back-end), responsáveis pela comunicação de determinada aplicação com o servidor e o banco de dados, onde ficam armazenados os arquivos que fazem determinada aplicação funcionar. São exemplos destas linguagens, como já citado no vídeo, Java, PHP, Ruby, C#, C, C++ e até o JavaScript que dependendo da ocasião pode aparecer em ambos os lados.

Conclusão

Bom, esperamos que este vídeo ilustre melhor como funciona a WEB, ou seja, como o seu computador se relaciona com linguagens de programação, arquivos armazenados em servidores (estes que podem ser locais ou armazenados na nuvem) e como as linguagens de programação participam neste processo. Não deixe de comentar abaixo, assim como, deixar sugestões para próximos vídeos e posts do blog. Aqui na TargetTrust, levamos o seu feedback muito a sério!


 

Er Galvão

Er Galvão - Instrutor TargetTrustinstrutor da TargetTrust, Er Galvão, especialista PHP há mais de 15 anos, desenvolvedor WEB há mais de 20 anos,  membro do Z-Team da Zend e presidente da ABRAPHP – Associação Brasileira de Profissionais PHP. Precisa mais? Bom, além de ter um currículo de dar inveja em qualquer desenvolvedor WEB, o instrutor da TargetTrust já trabalhou com diversas empresas de grande porte, tanto nacionais, como internacionais. Para completar, possui experiência em palestras internacionais e nacionais, assim como, eventos de grande porte!

TargetTrust – Treinamento e Tecnologia

Logo da TargetTrustReconhecida como a melhor escola de TI do Sul do Brasil. Nossa equipe é composta por instrutores que associam o conhecimento teórico à prática profissional. Focada no desenvolvimento de profissionais altamente qualificados para o mercado de TI, a
TargetTrust reúne qualidade, credibilidade e competência em seus treinamentos, proporcionando o melhor custo/benefício do mercado. Veja todos os cursos da TargetTrust!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − sete =