Curso de Design Thinking - Criando soluções inovadoras

Duração: 16h | Porto Alegre/RS

Curso em ambiente digital

A era das startups e da economia do compartilhamento está mudando a forma como enxergamos organizações e negócios, nossa posição dentro delas e nossa participação na sociedade.

O curso de Design Thinking irá potencializar o agente inovador que existe dentro de você e impulsionar a construção de produtos e serviços, de forma colaborativa, garantindo o atendimento das reais necessidades do consumidor/cliente final.

Nesse treinamento você irá aprender a utilizar a criatividade para resolução de problemas complexos em organizações e na sociedade, através da compreensão e aplicação dos conceitos e ferramentas relacionados ao processo de inovação e Design thinking.

Durante o curso, o profissional irá atuar fortemente com resolução de problemas reais, do cotidiano profissional, passando pelas etapas de Imersão, Ideação e Prototipação, além de conhecer técnicas e ferramentas:
- Mapa de Valor
- Mapa de Stakeholders
- Elevator Pitch
- Personas
- Jornada do Herói
- Os 4C’s
- Teste NUV

Ao final do curso de Design Thinking, o aluno terá capacidade total para aplicar as melhores práticas de Design Thinking no seu ambiente profissional, utilizando ferramentas de inovação em diferentes contextos, atuando como um facilitador do processo criativo, disseminando a visão holística para a resolução de problemas e desenvolvimento de produtos que atendam as reais necessidades do cliente final, seja esse produto um software, um serviço ou qualquer outro produto físico.

- Capacitar o aluno para utilizar os conceitos, técnicas e práticas do Design Thinking
- Auxiliar na identificação e modelagem de uma proposta de valor, de forma colaborativa
- Demonstrar e validar a proposta de valoar através de técnicas de prototipação
- Ensinar a testar soluções e identificar melhorias
- Conhecer técnicas e ferramentas: Mapa de Valor, Mapa de Stakeholders, Elevator Pitch, Personas, Jornada do Herói, Os 4C’s e Teste NUV
- Conhecer e praticar técnicas de Storytelling, Bodystorming, Brainstorming e Gamification
- Aprender a trabalhar com resolução de problemas que atendam as necessidades reais do cliente final

- Não há pré-requisitos

- Designers
- Empreendedores
- Empresários
- Profissionais de TI
- Analista de Requisitos
- Analistas de Negócios
- Analista de Qualidade
- Analistas de Sistemas
- Gerentes de Projetos
- Gerentes de Marketing
- Profissionais de Marketing

1. Um novo olhar sobre a inovação: apresentando o Design Thinking
- Novo modelo mental de Inovação
- O que é Design Thinking?
- Design centrado no ser humano
- Pilares do Design Thinking
- Cases sobre Design Thinking

2. Empatia, Colaboração e Experimentação
- O poder da cultura nas organizações
- Ativando a empatia no grupo
- Desenvolvendo a colaboração
- Experimentação através da extração e priorização de hipóteses

3. Setando Expectativas e Necessidades do Cliente
- Personas
- Mapa de empatia
- Mapa de valor
- Mapa de stakeholders

4. Divergência e Convergência de Ideias
- Imersão
- Ideação
- Prototipação
- Implementação

5. Prototipando e Iterando
- O que são protótipos
- A importância do falhar rápido, aprender rápido
- O conceito de protótipo sujo e barato (tipos de protótipos)
- Construir, medir, aprender – A startup enxuta

6. Diga como me medes e te direi como me comporto
- Cartões de teste
- Lições aprendidas

7. MVP
- Visão do Produto
- Elevator Pitch
- Os 4C’s
- Teste NUV

8. MVS
- Time Machine
- Perfil do Herói
- Jornada do Herói

Entre em contato