Curso de iOS Swift - Desenvolvimento Mobile

Duração: 40h | Porto Alegre/RS

Curso em ambiente digital

Seja introduzido ao universo do desenvolvimento mobile para iOS!

Com esse treinamento, o aluno irá aprender de forma prática e objetiva:
- Programação iOS utilizando Swift;
- Arquitetura das aplicações;
- Componentes UI – user interface;
- IDE Xcode e seus principais componentes;
- Integração de aplicações com Banco de Dados e mapas;
- E muito mais!

Ao final do curso de iOS Swift, o profissional estará totalmente apto e preparado para utilizar os conhecimentos adquiridos para iniciar carreira na área, como desenvolvedor Mobile iOS (Swift), seja em uma grande empresa, startup ou em seu negócio próprio!

O desenvolvedor estará totalmente apto para desenvolver os seus primeiros apps para o sistema que conquistou o mundo!

- Compreender o fluxo do desenvolvimento de aplicativos iOS
- Compreender a linguagem de programação Swift
- Conhecer a arquitetura das aplicações iOS
- Familiarizar-se com os principais componentes UI - User Interface
- Criar a navegação entre as diferentes telas de um app
- Acesso a um banco de dados ao aplicativo
- Realizar a integração com WebServices
- Utilização de Mapas
- Customização de interface

- Curso TargetTrust de Lógica de Programação ou conhecimento similar
- Curso TargetTrust de Introdução a Banco de Dados Relacional e SQL ou conhecimento similar
- Curso TargetTrust de Orientação a Objetos com UML ou conhecimento similar
- Conhecimento em alguma linguagem de programação

- Estudantes
- Programadores
- Desenvolvedores
- Analistas de Sistemas
- Empreendedores

1. Introdução ao desenvolvimento para iOS
- a. Workflow Desenvolve → Testa → Desenvolve → Submete à Apple
- b. Ferramentas
- c. XCode
- d. Interface Builder
- e. Simulador
- f. Criando uma aplicação
- g. Rodando uma aplicação no simulador
- h. Rodando a aplicação no dispositivo real

2. A linguagem Swift
- a. Sintaxe
- b. O arquivo .swift
- c. Definindo classes
- d. Método de inicialização
- e. Propriedades
- f. Incluindo classes
- g. Chamando métodos
- h. Acessando propriedades
- i. Selectors
- j. Condicionais (If let, guard let, Switch )
- k. Closures

3. Arquitetura das aplicações
- a. AppDelegate: a classe base de qualquer aplicação
- b. A classe controller
- c. O arquivo de interface (.nib)
- d. O arquivo de interface (.storyboard)
- e. Conectando interface e controller: propriedades
- f. Conectando interface e controller: ações

4. Navegando entre diferentes telas/controllers
- a. Apresentando outros controllers
- b. NavigationController
- c. TabController
- d. UITableViewController
- e. UICollectionViewController
- f. Segues

5. Principais componentes de interface
- a. Introdução
- b. UILabel
- c. UIButton
- d. UITextField
- e. UISlider
- f. UISwitch
- g. UIProgressView
- h. UIImageView
- i. UIPickerView
- j. UIScrollView
- k. Introdução ao AutoLayout
- l. Customização de interface (Appearance)

6. Utilização de Mapas
- a. MKMapView

7. Banco de dados com iOS: Core Data e NSUserDefault
- a. Introdução
- b. Definindo o banco
- c. Criação das classes
- d. A inicialização do Core Data
- e. contexto
- f. Adicionando objetos
- g. Removendo objetos
- h. Salvando
- i. Consultas
- j. Salvando preferências do usuário(NSUserDefault).

8. CocoaPods
- a. O que é CocoaPods ?
- b. Arquivo de configuração
- c. Instalação
- d. Exemplos de Frameworks (Alamofire (Web-Service) e SDWebImage)

9. Projeto Final

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