Curso de ITIL® - Gerência de Serviços de TI

Duração: 24h | Porto Alegre/RS

ITIL - Information Technology Infrastructure Library - é um conjunto de práticas de gerenciamento de serviços que implementam e mantem um gerenciamento focado em pessoas, processos, tecnologia e parceiros.

Neste curso de ITIL você entenderá porque muitas empresas já adotaram esta metodologia e porque os melhores profissionais possuem certificações ITIL.

De acordo com Ricardo Basaglia, gerente de TI da empresa de recrutamento Michael Page, a remuneração tende a crescer de 10% a 15% para certificados em ITIL.

Concluindo o curso de ITIL, o aluno estará totalmente preparado para aplicar as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI, bem como, realizar a prova de certificação ITIL Foundation, no qual este treinamento possui uma das maiores taxas de aprovação no Brasil (98% de aproveitamento)!

A TargetTrust é um centro de treinamento oficialmente creditado (Accredited Training Organization) para ministrar o curso de ITIL ® Foundation e aplicar a prova de certificação.

- O curso é ministrado com o material oficial PeopleCert
- A Prova de certificação pode ser adquirida separadamente ou incluída no pacote!

ITIL® is a registered trade mark of AXELOS Limited.

- Introduzir o aluno às melhores práticas para o gerenciamento de serviços de TI
- Prover o conhecimento dos processos ITIL
- Entender como o ITIL pode auxiliar no suporte e na entrega de serviços de TI de qualidade, com custos gerenciados e alinhados às necessidades das áreas de negócios
- Aprender sobre o desenho, transição e a operação dos serviços de TI
- Aprender sobre a melhoria contínua de serviços de TI (MCS)
- Preparar o aluno, completamente, para a prova de certificação ITIL foundation

- Recomendável experiência profissional com serviços de TI.

- Profissionais de TI
- Administradores de Sistema e Rede
- Gerentes e Executivos responsáveis pela entrega de serviços de TI nas organizações

1. Introdução
- a. Esquema de qualificação profissional em ITIL.
- b. Introdução à ITIL.

2. Introdução ao gerenciamento de serviços
- a. Conceitos: Serviços, gerenciamento de serviços, provedor de serviços, tipos de provedores de serviço, partes interessadas, tipos de clientes, tipos de serviços, processos e funções.
- b. Papéis genéricos relacionados aos serviços e processos.
- c. Competências e habilidades necessárias para o gerenciamento de serviços.

3. Introdução ao ciclo de vida do serviço da ITIL
- a. Visão geral do ciclo de vida do serviço.
- b. Introdução às principais publicações da ITIL

4. Estratégia de serviço
- a. Princípios e conceitos: Criação de valor, utilidade e garantia, ativos de serviço, padrões de atividade de negócio (PAN), gerenciamento de riscos e governança.
- b. Processos selecionados: Gerenciamento de portfólio de serviço, gerenciamento financeiro para serviços de TI, gerenciamento de relacionamento de negócio.

5. Desenho de serviço
- a. Princípios e conceitos: 4Ps do desenho, 5 aspectos do desenho e pacote de desenho de serviço.
- b. Processos: Coordenação de desenho, gerenciamento de catálogo de serviço, gerenciamento de nível de serviço, gerenciamento de disponibilidade, gerenciamento de capacidade, gerenciamento de continuidade de serviço de TI, gerenciamento da segurança da informação e gerenciamento de fornecedor.

6. Transição de serviço
- a. Processos selecionados: Planejamento e suporte da transição, gerenciamento de mudança, gerenciamento da configuração e ativo de serviço, gerenciamento de liberação e implantação, gerenciamento do conhecimento.

7. Operação de serviço
- a. Princípios: Importância da comunicação nas operações.
- b. Processos selecionados: Gerenciamento de Incidente, gerenciamento de evento, cumprimento de requisição, gerenciamento de problema e gerenciamento de acesso.
- c. Funções: Central de serviços, gerenciamento técnico, gerenciamento de aplicativos, gerenciamento de operações de TI.

8. Melhoria contínua de serviço (MCS)
- a. Princípios e conceitos: Ciclo PDCA, abordagem da MCS, medição, registro da MCS.
- b. Processo selecionado: Processo de melhoria de 7 etapas.

9. Tecnologia e Arquitetura
- a. Automação de serviço
- b. Competências e Habilidades para Gerenciamento de Serviço
- c. Estrutura de Competências e Habilidades
- d. Treinamento

10. Orientações para o exame ITIL Foundation

11. Simulado e Estudo de Caso (exclusivo)

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08/05
Segundas-Quartas-Sextas - Noite: 18:45 às 22:45  
24/07
Segundas-Quartas-Sextas - Noite: 18:45 às 22:45

instrutores

depoimentos

"O curso superou minhas expectativas em todos os sentidos, como conteúdo, instrutor, instalações e atendimento. Foi uma ótima oportunidade para aprender e me preparar para a certificação."
Paula Burguez
"  Excelente treinamento, podemos aplicar no nosso dia-dia das nossas atividades o conteúdo ministrado, atividades pessoais ou profissionais. "
Mario Matos

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